Tempo médio de leitura: 3 minutos
Transformar o presente com atitudes conscientes e inspirar novas possibilidades para o amanhã foi a proposta da Semana Inspirando o Futuro, que uniu arte, cultura, conhecimento, responsabilidade social e práticas sustentáveis em uma programação especial para os colaboradores do Grupo Positivo.
De 23 a 27 de junho, ações presenciais e online despertaram o olhar para a inovação sustentável, colocando em movimento o valor institucional do Progresso. Em cada atividade, o convite provocava reflexão sobre hábitos, ampliando a consciência e refletindo sobre como pequenas escolhas cotidianas impactam o mundo ao nosso redor, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Arte que transforma: Travessias do (in)visível
Uma das ações apresentadas foi a exposição “Travessias do (in)visível”, que reuniu obras de vinte e seis artistas, especialistas em transformar resíduos em arte por meio de técnicas como vitrofusão, bordado, papelão, aquarela e tinta acrílica. Mais do que inspirar pela beleza, as obras apresentavam alternativas e novas formas de um consumo consciente, o descarte correto e a urgência de novos olhares para os resíduos produzidos durante a rotina, vistos, então, como matéria-prima.
A exposição ficou disponível de 9 a 27 de junho, na Administração Central, em Curitiba.
Bate-papos que despertam consciência
No dia 23, a conversa sobre Saúde planetária abriu a programação, promovendo um debate sobre impactos ambientais e sociais. A conversa com a mestre em gestão ambiental e especialista da área de formação continuada do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento dos colégios do Grupo Positivo, Gabriela Rockenbach, abordou práticas que adotamos individualmente, iniciativas empresariais, comportamentos, hábitos que precisam mudar para iniciarmos um resgate ambiental. Você pode conferir esse bate-papo completo clicando aqui.
Já no dia 25, colaboradores participaram da palestra “Conheça o Instituto Supera”, apresentada pela Andrea Koppe, presidente da ONG, que foca seus esforços na reutilização de materiais inicialmente destinados ao descarte para a confecção de brindes e acessórios (assista aqui). A OSC Supera também marcou presença com expositores de produtos oferecidos aos colaboradores na Administração Central, Curso Positivo – Vicente Machado, Curitiba e Posigraf, reforçando o compromisso com o terceiro setor e o impacto social positivo.
Consciência e construção de um legado
Para dinamizar e oferecer conteúdo de forma lúdica aos colaboradores, a ação Descarte Cego surpreendeu quem passava pela Administração Central na quinta-feira, ao apresentar uma nova forma ‘ler’ as novas identificações para lixeiras. A iniciativa uniu acessibilidade e sustentabilidade, e desafiou os circulantes do espaço a fazer o descarte correto de determinados resíduos sólidos com base apenas nos ícones representativos do ColorAdd, iniciativa protagonizada pela Aprende Brasil Educação para inclusão e acessibilidade para daltônicos.
O Instituto Positivo também integrou a programação com uma exposição fotográfica que acompanhou a apresentação do livro sobre o Arranjo de Desenvolvimento da Educação no Litoral do Paraná. Com imagens sensíveis do fotógrafo Joel Rocha, a mostra revelou paisagens, rostos, tradições e o modo de viver de comunidades que ensinam, com simplicidade e sabedoria, o verdadeiro significado de sustentabilidade. A exposição foi itinerante, passando pela Administração Central, Curso Positivo – Curitiba e Posigraf, e contou com a presença de representantes do Instituto para contextualizar o projeto.
Querido(a) futuro(a)…
Entre as ações de maior sensibilidade da semana, as Cartas para o Futuro convidaram os colaboradores a escreverem mensagens para as próximas gerações. A proposta era simples: escrever uma mensagem inspiradora para uma criança do futuro.
Clique e veja as mensagens para o futuro!
Confira as fotos das ações