Tempo médio de leitura: 3 minutos
Com o objetivo de estimular o hábito de leitura no dia a dia dos colaboradores, o Curso Positivo criou o Clube do Livro. Além de títulos para empréstimo, a iniciativa disponibilizará, em breve, um espaço para troca experiências literárias e momentos de leitura durante os intervalos.
Áurea dos Santos Calvetti, secretária administrativa da Direção, escolheu o livro “Relatos de Um Gato Viajante”, de Hiro Arikawa, por ser uma amante dos gatos. “Quando era mais jovem, eu costumava ler muito, mas com o passar do tempo, fui perdendo o hábito da leitura. Agora, com a excelente iniciativa da equipe de Comunicação em criar o Clube do Livro, reacendeu em mim o prazer de ler”, comenta ela.
E, como o próprio nome sugere, o Clube do Livro também funciona de forma integrada: após o término da leitura, o colaborador é convidado a escrever uma breve carta contando suas impressões sobre a história, oferecendo à próxima pessoa que pegar o mesmo título uma inspiração a mais para a escolha.
Elisa Schneider, coordenadora de Comunicação do Curso Positivo, relata que a intenção é incentivar a leitura entre os colaboradores e promover a troca de experiências entre eles. “O foco não é apenas envolver os leitores assíduos, que já têm o hábito da leitura, mas principalmente conquistar aqueles que ainda não têm o costume de pegar um livro, para despertar esse interesse e criar uma nova relação com a leitura — uma conexão.”
A escolha dos títulos buscou envolver todos os perfis de leitores — desde aqueles que veem a leitura como um momento de descontração até os que procuram aprendizado e reflexão. “Tivemos o cuidado de selecionar livros com temáticas sociais, diversidade, aprendizado e paisagens internacionais, capazes de transportar o leitor para diferentes ambientes e culturas”, complementa Elisa.
São cerca de 30 livros disponibilizados para ler e compartilhar experiências e, após a divulgação do Clube do Livro, cerca de 15 livros já foram emprestados para 11 leitores. Alguns solicitaram a renovação do prazo de devolução, enquanto outros já entregaram o exemplar acompanhado da carta e pegaram um novo título emprestado.