Descubra mais sobre o Instituto Positivo: transformando a Educação Pública brasileira

2 de fevereiro de 2024
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Você sabia que o Instituto Positivo (IP) atua como qualquer outro negócio do Grupo Positivo? Mesmo se tratando de uma instituição sem fins lucrativos, o IP conta com um orçamento anual aprovado e metas auditadas, visando contribuir para a melhoria da Educação pública do Brasil. Esses cuidados reforçam o propósito social do grupo. Para planejar e definir os resultados e estratégias para o ano de 2024, o IP promoveu na última quinta-feira (01) um encontro estratégico.

Desde 2015, quando assumiu a missão de atuar pela melhoria da qualidade da Educação pública, o IP incentiva redes de Ensino Municipal a colaborarem e superarem desafios comuns. Esse trabalho em conjunto materializa o conceito de Regime de Colaboração Intermunicipal. Em 2018, o IP absorveu também a gestão administrativa do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, carinhosamente conhecido como AMA – uma escola social mantida pelo grupo que atende cerca de 100 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Três frentes, um objetivo: Educação de qualidade para todos

O IP passou a contar com três áreas de atuação: local, com a gestão da AMA; regional, apoiando diretamente os municípios do litoral do Paraná (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) a trabalharem em conjunto com o objetivo de melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática – tema que o grupo definiu como prioritário; e nacional, produzindo conhecimento e disseminando o Regime de Colaboração Intermunicipal para que cada vez mais municípios conheçam o modelo de trabalho e se beneficiem com ele.

Cada área de atuação do Instituto tem desafios próprios. No âmbito local, a AMA vem consolidando o convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do qual preenche vagas das turmas do Infantil 1 e 3 com crianças do ensino municipal. Outro grande propósito para este ano é retomar o projeto Escola de Pais, interrompido na pandemia, que traz para as famílias das crianças matriculadas na escola social palestras sobre temas que permeiam o desenvolvimento infantil e familiar.

Transição política e a atuação do IP

Um importante acontecimento de 2024 que impacta diretamente o trabalho do Instituto nos âmbitos regional e nacional são as eleições municipais. Como o trabalho em Regime de Colaboração Intermunicipal envolve as secretarias municipais de Educação, o momento de transição política é bastante delicado já que implica, algumas vezes, na troca de equipe e descontinuidade dos projetos. Pensando nisso, neste ano o IP vai dar seguimento aos projetos iniciados no litoral no ano passado e promover seminários para disseminar as melhores práticas de transição política e organização documental, fortalecendo os municípios para que eles permaneçam atuando em colaboração mesmo que haja troca de gestão.

Já no âmbito nacional, além de apoiar as iniciativas de cooperação na área de Educação entre os municípios de todo o Brasil na transição política, o grande desafio do IP para este ano é que o próximo Plano Nacional de Educação (PNE) contemple e apoie o Regime de Colaboração Intermunicipal e/ou os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs), mecanismo de colaboração apoiado pelo Instituto, para que essas iniciativas sejam fortalecidas. Para isso, o IP pretende ser o articulador desse grande grupo, intermediando diálogos com o Conselho Nacional de Educação e com o próprio Ministério da Educação.

O Instituto Positivo

O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Para saber mais, acesse: https://institutopositivo.com.br/