E se o progresso começar
com uma simples pergunta?

7 de maio de 2025
Tempo médio de leitura: 5 minutos.

 

No Grupo Positivo, acreditamos que inspirar o futuro começa com atitudes do presente. Muitas vezes, tudo começa com uma pergunta que nos convida a enxergar diferente. Como posso melhorar o que faço? O que mais posso aprender? Como posso contribuir com meu time? Essas pequenas reflexões movem grandes transformações.

Neste episódio do Positivo em Foco, o diretor-executivo da Aprende Brasil Educação, Fábio de Oliveira, mostra como o valor do Progresso acontece na prática, com escuta ativa, inovação constante e foco em soluções que fazem a diferença na vida de educadores e estudantes.

Confira a transcrição do vídeo da matéria de capa desta edição.

— ‘Bravo’ é sermos destemidos, é buscarmos cada vez mais os desafios, termos a coragem do movimento — e o movimento gera progresso, e o progresso é o que move o Grupo Positivo.

— Olá, seja bem-vindo a mais uma edição do Positivo em Foco.

— Hoje, o nosso papo é sobre um valor que nos impulsiona a olhar adiante, a buscar melhorias constantes e a inovar sempre: o Progresso.

— Aqui no Positivo, nós costumamos dizer que “somos inspirados pelo futuro”. Isso significa agir hoje com o olhar voltado para o que a gente quer construir amanhã — seja na forma como usamos a tecnologia, como pensamos os nossos produtos ou como desenvolvemos as nossas equipes.

— E, para nos ajudar na reflexão sobre esse valor, nós convidamos hoje um líder que está à frente de um negócio que trabalha diretamente com soluções para as redes públicas em todo o Brasil.

— Com vocês, o diretor-executivo da Aprende Brasil Educação, Fábio de Oliveira.

— Olá, Fábio, seja muito bem-vindo. Eu quero começar já com a primeira pergunta para entender como, hoje, a Aprende Brasil Educação coloca o progresso em prática no dia a dia.

— Olá! É uma honra participar. E falar sobre o progresso é falar sobre movimento. Na Aprende Brasil Educação, isso se traduz em escuta ativa com os nossos parceiros, inovarmos constantemente os nossos materiais, soluções e plataformas, principalmente na busca de soluções que façam a diferença real na vida dos alunos e educadores da rede pública.

— Fábio, e como que esse valor se conecta com o nosso propósito aqui no Grupo Positivo?

— Então, o propósito nos dá um norte, e é esse norte que nos leva a um caminho para esse progresso. Estar inspirado pelo futuro significa estar cada vez mais disposto a mudar, aprender e a fazer essa diferença. Isso não depende só de tecnologia ou de grandes projetos. Está também nas pequenas evoluções do dia a dia, nas melhorias contínuas dos processos, no progresso que fazemos internamente e nos feedbacks que ouvimos com atenção — até para fazer melhor. Não só os feedbacks dos nossos parceiros, mas os nossos próprios feedbacks. E acho que isso é muito importante para essa evolução.

— Legal. Acho que trabalha muito a escuta ativa em todas as frentes possíveis, né, Fábio?

— Exato.

— E, pensando no nosso grupo como um todo, a gente tem várias empresas trabalhando juntas. Como que você acredita que esses colaboradores das empresas — então, os Colégios, a Posigraf, o próprio Curso — podem colocar o valor do Progresso em prática no seu dia a dia?

— Essa é uma pergunta muito prudente e excelente, né? O progresso pode e deve ser vivido por todos. Se você propõe uma nova forma de organizar a sua rotina, busca um curso para se atualizar, participa de um projeto de melhoria ou até compartilha uma ideia com a sua equipe, você já está praticando esse progresso.

— E o mais importante disso tudo é manter uma mentalidade sempre aberta, curiosa, disposta a testar, a aprender com os erros e a crescer juntos. Porque a gente só aprende muitas vezes errando — e não quer dizer que a gente fez errado. A gente está testando, e testar é contribuir para esse progresso — não só nosso, como do nosso país e principalmente para os nossos alunos.

— E, para fechar, qual conselho você deixaria hoje para quem quer viver mais intensamente esse valor no dia a dia?

— Olha, a gente tem que ter coragem de pensar diferente. Às vezes, uma pequena ideia pode gerar um impacto enorme. A gente tem que olhar para o nosso trabalho no dia a dia com espírito investigativo. O que de fato pode ser melhorado a cada dia? O que pode ser feito de uma forma mais simples e eficiente?

— O futuro não acontece de uma só vez. Ele começa em cada atitude que tomamos — no agora, no que a gente pensa para frente.

— E aí, novamente eu trago e remeto aqui à nossa semana de ciclo de desenvolvimento que nós estamos tendo com a ABE. Estamos num projeto que é de formar a nossa equipe, olhar o nosso passado, o que nós fizemos no último ciclo, e olharmos para frente.

— Que progresso que nós queremos para nós, para nossa empresa e para os alunos do nosso país?

— Estarmos juntos, trocando ideias, colaborando. Estamos numa semana com muitos mestres e doutores em todas as áreas — tanto no Pedagógico quanto no Comercial, quanto no Jurídico. Uma semana todos juntos, trocando ideias.

— Tenho certeza que o nosso progresso continuará sendo cada vez melhor, maior e contribuirá com o nosso principal propósito: contribuir com a educação pública do nosso país e levar o Grupo Positivo cada vez mais em destaque.

— Obrigada, Fábio! Foi inspirador entender como o Progresso está presente hoje no dia a dia dos nossos líderes e dos nossos colaboradores.

— Eu que agradeço, e parabéns por esse momento de estarmos juntos aqui falando um pouquinho sobre os nossos propósitos e valores do Grupo Positivo. Muito obrigado!

— E você aí que nos acompanha? Como tem se inspirado pelo futuro? O que você tem feito hoje, que vai transformar o amanhã?

— Compartilha com a gente e continue acompanhando o Positivo em Foco.

— Acesse a edição completa em positivoemfoco.com.br ou use o QR code que aparece na sua tela.

— Até a próxima!

— Até mais, tchau tchau.

Notícias Relacionadas