Escola de Mães | Acolhimento e transformação no Centro de Educação Infantil Maria Amélia

29 de novembro de 2024
Tempo médio de leitura: 4 minutos.

 

Com o objetivo de cuidar das famílias além da sala de aula, o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, em parceria com o curso de Odontologia da Universidade Positivo (UP), realizou mais uma edição do projeto Escola de Mães. A iniciativa começou com uma pesquisa para compreender os hábitos de higiene bucal e a frequência que as famílias visitam profissionais da área. O levantamento revelou, além de questões relacionadas à saúde bucal, desafios ligados à autoestima das mães.

Diante desse cenário, foram promovidos dois encontros especiais. As mães das turmas Infantil 1, 3A e 5 participaram do primeiro, enquanto as do Infantil 2, 3B e 4 participaram do segundo. Durante as atividades, elas participaram de um curso de automaquiagem e receberam orientações sobre os cuidados bucais. Além disso, uma dinâmica em grupo proporcionou um espaço seguro para que pudessem compartilhar suas inseguranças e acolher umas às outras, fortalecendo os laços comunitários.

Ao final de cada encontro, as mães foram presenteadas com kits de higiene bucal e maquiagem, celebrando o momento com um café de confraternização. “Foi muito mais do que uma palestra; foi uma oportunidade de resgatar a autoconfiança dessas mulheres e mostrar que elas são valorizadas“, destacou Luciane Conceição, diretora do CEI – Maria Amélia. O projeto é mais uma prova do compromisso da escola com o cuidado integral e o fortalecimento da comunidade.

Sobre o CEI – Maria Amélia

O Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia, fundado em 2010 como Associação Maria Amélia (AMA), é uma organização sem fins lucrativos que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social nos bairros próximos ao campus Ecoville da Universidade Positivo, em Curitiba. Desde 2018, a instituição é administrada em conjunto pelo Colégio Positivo e pelo Instituto Positivo, com apoio das demais unidades do Grupo Positivo, que contribuem com soluções didáticas e tecnologias educacionais, fortalecendo assim o compromisso de todas as unidades com a educação e bem-estar das crianças atendidas. 

 

Notícias Relacionadas