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Quando secretarias de ensino se abrem ao diálogo, à escuta e à troca de experiências, surgem caminhos possíveis para superar desafios antigos e construir soluções em conjunto.
Foi por essa reflexão que nasceu a Expedição de Aprendizagem Participativa — uma iniciativa organizada e coordenada pelo Instituto Positivo (IP), que reuniu 15 representantes das Secretarias Municipais de Educação do litoral do Paraná. Entre os dias 1 e 4 de julho, o grupo embarcou em um percurso de aprendizado coletivo, promovendo visitas técnicas a municípios de Santa Catarina que integram o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) CoGEMFRI, na região da Foz do Rio Itajaí.
A iniciativa teve como objetivo promover o intercâmbio de experiências e apresentar, na prática, os resultados do trabalho colaborativo desenvolvido pelas redes municipais catarinenses desde 2018. Os participantes puderam conhecer de perto boas práticas de gestão educacional, visitar escolas, secretarias de Educação e o Centro de Educação Alternativa de Itajaí, além de se reunir com lideranças da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
“Acreditamos que o fortalecimento das redes de colaboração entre os gestores públicos da educação é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao apoiar essa iniciativa, buscamos promover a troca de experiências entre os secretários do Litoral Paranaense e de outras regiões, incentivando a construção conjunta de soluções para os desafios educacionais”, afirma Kátia Ferreira, coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo.
A expedição é parte do trabalho de mentoria e apoio técnico realizado pelo IP junto ao ADE Litoral Paranaense, iniciativa criada em 2022 com o objetivo de fomentar ações integradas entre as cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. A partir de um diagnóstico coletivo, os secretários e técnicos da região definiram como meta prioritária o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.
Com base nas visitas realizadas em Santa Catarina, está sendo elaborado um relatório de boas práticas, que reunirá aprendizados, análises e sugestões aplicáveis às realidades dos locais visitados. Além disso, a expedição estreitou os laços entre os dois arranjos — CoGEMFRI e ADE Litoral Paranaense — fortalecendo a rede de cooperação entre regiões que compartilham os mesmos objetivos: garantir uma educação pública de qualidade, construída com diálogo, estratégia e colaboração.
A iniciativa reforça o papel do Instituto Positivo como agente facilitador e articulador de experiências transformadoras no campo da educação, alinhado ao compromisso do Grupo Positivo com o desenvolvimento de soluções inovadoras para os grandes desafios do país.
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Sobre o Instituto Positivo
O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A partir de 2025, assume o compromisso de incentivar a leitura literária. Para saber mais, clique aqui.