Fique atento: próximo grupo prioritário para imunização

10 de maio de 2021

Seguindo o Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, o Paraná já iniciou o processo de imunização do grupo prioritário que engloba gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave.

Caso você esteja neste grupo, veja quais são as informações essenciais para participar:

Quais doenças são consideradas “comorbidades” para a vacinação?

Diabetes, hipertensão, cardiopatias, pneumopatias, obesidade, anemia falciforme, portadores de HIV/Aids, asma, entre outras doenças crônicas.

A lista completa das comorbidades está disponível no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. Clique aqui e acesse.

Quais são os critérios para vacinação contra a Covid-19 neste grupo?

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), definiu o processo de vacinação deste grupo em duas fases:

  • Na fase I serão vacinadas as pessoas entre 18 e 59 anos com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica em diálise; gestantes e puérperas com comorbidades; e pessoas com deficiência permanente grave, com BPC (Benefício de Prestação Continuada). A vacinação deste subgrupo começa no dia 10/05, entretanto, o cronograma e a ordem de vacinação dependem de cada município. Por isso, a orientação é consultar as Secretarias Municipais de Saúde e os postos de vacinação da sua cidade.
  • A fase II contemplará as pessoas nas faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos de pessoas com deficiência permanente grave; gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes; e pessoas com comorbidades. Não há data definida para iniciar a imunização desse subgrupo. As pessoas serão convocadas para a vacinação conforme disponibilidade de doses em cada município.

Quais documentos devem ser apresentados para ter direito à vacina?

Grande parte do grupo indicado para esta etapa já tem cadastro no sistema público do Paraná, por programas relacionados à sua doença ou condição. Aqueles que não têm, deverão apresentar documentação comprobatória, conforme as orientações divulgadas por cada município.

Saiba mais, acessando: https://bit.ly/3uvLgMu

Mantenha-se protegido. Lembre-se de seguir as recomendações de segurança contra a Covid-19, como o uso de máscaras adequadas, a sanitização com álcool em gel a 70% e respeitar o distanciamento, evitando aglomerações.