Impressão com propósito: projeto escolar ganha força com apoio da Posigraf

8 de agosto de 2025
Tempo médio de leitura: 4 minutos 

 

O que era para ser apenas uma ida ao salão de beleza acabou se transformando em um novo projeto de impacto para a Posigraf. Foi ali que Tais, supervisora da área de Sustentabilidade, ouviu por acaso a conversa entre uma cabeleireira e a professora Elizabeth, da rede pública da Região Metropolitana de Curitiba. 

A educadora relatava, com entusiasmo, uma prática que realiza há anos com suas turmas do ensino fundamental: a produção de livros autorais, desenvolvidos pelos próprios alunos. As histórias podem ser fictícias ou baseadas em vivências pessoais. Todo o processo passa pela revisão da professora, que também organiza ações para viabilizar a impressão das obras, promove eventos para arrecadação de recursos e realiza uma manhã de autógrafos para celebrar os autores mirins. A iniciativa não faz parte de nenhum programa institucional e não gera retorno financeiro: é movida exclusivamente pela convicção de que incentivar a escrita e o protagonismo pode transformar trajetórias. 

A conexão com o trabalho da Posigraf foi imediata. “Eu trabalho em uma gráfica, e isso tem tudo a ver com o nosso propósito”, relembra Tais. A partir daí, a ideia foi apresentada internamente e passou por diferentes áreas até se tornar viável. Em 2025, a Posigraf participou da impressão da primeira remessa dos livros idealizados pelos alunos da professora Elizabeth. O time também marcou presença na manhã de autógrafos, acompanhando de perto o impacto do projeto nas crianças e nas famílias. 

Com a boa repercussão, a iniciativa ganhou escala. Agora, em sua segunda edição, o projeto envolve 774 alunos do Ensino Fundamental I e 45 do Fundamental II.  A atuação da Posigraf nesse projeto reforça o compromisso com ações que promovem transformação social e contribuem para a formação de futuras gerações. Um exemplo concreto de como o impresso pode ir além da página e alcançar vidas.