Tempo médio de leitura: 3 minutos.
O Instituto Positivo (IP) representou, no dia 24 de abril, o Grupo Positivo no evento HPP Conecta: Investidores pelo Futuro, encontro anual de prestação de contas do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), realizado no Bourbon Hotel, em Curitiba. A presença reforça o compromisso do Grupo com o desenvolvimento social e com iniciativas de impacto, como o trabalho de excelência desenvolvido pela instituição de saúde.
A manhã teve início com um café de boas-vindas para receber representantes de empresas apoiadoras, equipe do hospital e parceiros de longa data. Na abertura, o diretor corporativo, Dr. Carneiro, celebrou a trajetória do HPP, destacando que, desde 2021, o hospital é reconhecido como o melhor da América Latina em atendimento pediátrico. Ele apresentou estudos científicos realizados pela instituição, como os avanços na farmacologia de antibióticos, que hoje servem de referência para hospitais no Brasil e no exterior.
Dr. Carneiro agradeceu aos parceiros que tornam esse trabalho possível — entre eles, o Grupo Positivo, que há anos contribui com recursos via destinação de parte do Imposto de Renda. O médico destacou que, em 2024, essas contribuições representaram 17,6% da receita bruta do hospital, sendo aplicadas em obras, itens de consumo, equipamentos, materiais médicos e recursos humanos.
A diretora técnica, Dra. Maria Isabel, ressaltou a abordagem humanizada do hospital, que já adotava a presença de acompanhantes para crianças e adolescentes internados antes mesmo da legislação garantir esse direito. Ela enfatizou o impacto positivo do vínculo familiar na recuperação dos pacientes e apresentou iniciativas como o Acolhimento ao Óbito, o Acolhimento ao Colaborador, o programa Primeiríssima Infância e projetos voltados à cultura e à educação.
Na sequência, o diretor de Inovação do HPP, Luis Carneiro, apresentou o panorama financeiro da instituição, revelando que o ano de 2023 registrou o maior déficit operacional da história do hospital — reflexo de um cenário desafiador no período pós-pandemia. Ainda assim, reforçou que o apoio de empresas e doações tem sido essencial para garantir a continuidade dos serviços, pesquisas, reformas e demais avanços promovidos pela entidade.
Sobre o Instituto Positivo
O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em Regime de Colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e, desde janeiro deste ano, assumiu um novo compromisso, direcionando os esforços de sua atuação ao incentivo à leitura como ferramenta de desenvolvimento e transformação social. O IP também foi um dos institutos fundadores da Rede de Investidores Sociais (RIS). Para saber mais, clique aqui.