Instituto Positivo participa da FLIP e fortalece sua atuação no incentivo à leitura 

21 de agosto de 2025
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a cidade histórica de Paraty (RJ) mais uma vez se transformou na capital da literatura com a realização da 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty — a FLIP. E, pela primeira vez, o Instituto Positivo marcou presença no evento, com o objetivo de ampliar o alcance de suas ações de fomento à leitura e fortalecer conexões com os principais atores do ecossistema literário nacional.  

Durante os seis dias de evento, a equipe formada por Nayra Gazafi, Maíra Weber, Katia Ferreira e Eliziane Gorniak mergulhou em uma intensa programação que envolveu palestras, mesas temáticas, visitas a estandes, encontros com autores, educadores, editores, coletivos e organizações que atuam diretamente com leitura, cultura e educação. A experiência foi estratégica para observar boas práticas, identificar tendências e mapear projetos que possam dialogar com as iniciativas que serão desenvolvidas pelo Instituto.  

“A participação na FLIP foi uma oportunidade única de conhecer experiências e ouvir quem faz a leitura acontecer nos mais diversos cantos do país — de bibliotecas para populações privadas de liberdade a ações de contação de histórias em regiões periféricas. São experiências que nos inspiram e que vêm ao encontro do nosso compromisso de tornar o acesso à leitura cada vez mais democrático e prazeroso”, comenta Nayra Gazafi, analista de comunicação do Instituto Positivo.  

Entre os destaques da participação do Instituto na FLIP, estão:  

  • Encontros com autores e instituições de referência que podem, de alguma forma, se conectar com as ações do Instituto;  
  • Experiências inspiradoras de mediação de leitura em espaços alternativos, como praças, hospitais e bibliotecas móveis;  
  • Lançamentos de livros infanto-juvenis com temáticas plurais, que dialogam com diversidade, inclusão e pertencimento.  

A equipe também aproveitou a programação para fazer o mapeamento de livros e materiais relevantes que poderão enriquecer os acervos do Instituto e de seus parceiros, além de registrar práticas de mediação que servirão como referência para formações internas e conteúdos institucionais.  

Mais do que um evento, a FLIP foi um território fértil de encontros, ideias e possibilidades. A participação do Instituto Positivo reforça seu papel como articulador de iniciativas transformadoras e seu compromisso com a formação de leitores em todas as fases da vida — dentro e fora da escola.  

Sobre o Instituto Positivo  

O IP nasceu em 2012, em comemoração aos 40 anos do Grupo Positivo, para gerir o investimento social em favor da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, incentivando o trabalho em regime de colaboração, por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A partir de 2025, assume o compromisso de incentivar a leitura literária. Para saber mais, acesse: https://institutopositivo.com.br/