Jornada Pedagógica 2025, um novo olhar para a prática docente

26 de junho de 2025

Tempo de leitura: 2 minutos

 

“O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.” A frase de Rubem Alves, que abre o documento da Jornada Pedagógica de Desenvolvimento 2025, expressa com delicadeza o propósito dessa iniciativa de desenvolver um novo olhar sobre a prática docente, mais consciente, mais intencional e, acima de tudo, mais transformador. 

Promovida pelo Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), a Jornada é um aprimoramento do Ciclo de Desenvolvimento e representa um movimento que reconhece o professor como protagonista da aprendizagem e peça essencial na construção de uma escola com propósito. 

A proposta parte de um princípio simples, mas poderoso, já que a qualidade da relação entre professor, estudante e conteúdo é o que torna o ensino realmente eficaz. Com base nisso, a Jornada se organiza em etapas que favorecem a autorreflexão, o planejamento intencional, a observação qualificada e a devolutiva construtiva. 

Cada professor escolhe um dos Propósitos Pedagógicos do Professor Positivo como foco de desenvolvimento, a partir de sua própria vivência. São eles que norteiam o caminho para engajar os estudantes, criar ambientes eficazes para a aprendizagem, planejar experiências significativas e avaliar da, para e como aprendizagem. Essa escolha fortalece uma linguagem comum entre os educadores do Grupo Positivo e valoriza o crescimento individual como parte de um todo maior. 

Formação contínua e colaborativa 

Os professores têm acesso a trilhas formativas diversas, que respeitam diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. As modalidades incluem formações síncronas, assíncronas e leituras guiadas, sempre com o acompanhamento dos mediadores do TEIA. Ao final do percurso, os docentes aplicam o que aprenderam em uma aula planejada, observada por seus pares com foco em evidências, potencialidades e possibilidades de evolução. 

Essa troca também acontece com as famílias e estudantes, por meio das enquetes 360º. Essa escuta ativa enriquece a experiência e reforça o papel de cada educador como parte de uma comunidade de aprendizagem viva e conectada. 

Neste momento, as equipes seguem avançando nas trilhas formativas, aplicando os conhecimentos na prática e se fortalecendo como grupo. A Jornada segue viva, pulsante, sendo construída todos os dias por professores que acreditam no poder da educação — e que enxergam, com clareza, o impacto que cada aula pode ter na vida de um estudante.