Leitura e os Hábitos Atômicos que ajudam a acelerar a rotina

21 de agosto de 2025
Tempo médio de leitura: 4 minutos

 

Na correria do dia a dia, são os hábitos que moldam quem somos e impactam diretamente nossa forma de aprender, ensinar e evoluir. No Grupo Positivo, o valor do Aprendizado está presente em cada sala de aula, nos espaços de leitura, nos treinamentos e até mesmo nos pequenos gestos que reforçam nossa cultura.

Confira abaixo a transcrição completa do vídeo, com a participação de Juliana e Josiliane Ramos, diretora do Colégio Positivo – Água Verde:

Juliana:
— Você sabe o poder que o hábito tem em sua rotina?
São eles que moldam a nossa identidade e, ao mesmo tempo, a identidade que temos de nós mesmos influencia nossos hábitos. A cultura aqui no Positivo, é feita justamente de… hábitos. Na última edição do Positivo em Foco, refletimos sobre os pilares da nossa cultura e hoje, eu convido você a mergulhar no conhecimento do primeiro deles: o Aprendizado.

Josiliane:
— Falar de Aprendizado para a escola é mais prático para associar, ele está no centro das nossas atividades. É ensinar e aprender, dentro da sala de aula ou fora, para ampliar o conhecimento continuamente e, assim, progredir. O Aprendizado, ele é primordialmente baseado na leitura e na busca por informações e fontes que possam contribuir diretamente para o conhecimento. Porém, o hábito de leitura tem sido cada vez mais negligenciado. Pouco tempo dedicado, repertórios limitados estão gerando consequências como baixo desenvolvimento cognitivo e dificuldades em se comunicar e também na escrita.

Juliana:
— Josiliane, você, como diretora do Colégio Positivo Água Verde, como professora e também colaboradora, tem alguma dica de como podemos reverter esse quadro, na sociedade de forma geral?

Josiliane:
— A dica já foi, inclusive, dada por dois colaboradores no Positivo em Foco: o Ale Silva, gerente de Inovação, e a Márcia Rodrigues, que é coordenadora administrativa do Colégio Vila Olímpia. O livro “Hábitos Atômicos”, de James Clear, relata, inclusive, que é na sua mudança de pequenos hábitos, com frequência e constância, que o resultado aparece.

Juliana:
— É verdade! A indicação foi feita no nosso quadro Livro de Cabeceira, e enfatiza que o sucesso não é resultado de grandes feitos únicos, mas sim da consistência em pequenas ações, ou “hábitos atômicos”. Esses pequenos hábitos, quando repetidos diariamente, se acumulam e geram um impacto significativo. Não é assim que se gera uma cultura?

Josiliane:
— Isso mesmo. Em nossa cultura de aprendizado, por exemplo, podemos indicar dez minutos por dia e em pouco tempo conquistar um hábito saudável, que ajuda no desenvolvimento pessoal, individual ou enquanto cidadão. Em vez de tentar ler um livro por semana, comece com um objetivo mais modesto. Nos colégios, isso é ensinado desde pequeno: 20 minutos de leitura, em estações literárias e espaços dedicados ao Saber. E no Positivo a cultura de Aprendizado está o tempo todo ao nosso redor, com treinamentos disponíveis, com bate-papos sobre assuntos diversos e necessários, com bibliotecas em todas as unidades, não só nas escolas. Aqui nos colégios, as famílias fazem parte do projeto de leitura e criam uma comunidade de apoio. Elas ajudam seus filhos na escolha do livro literário que trazem para a leitura diária.

Juliana:
— Um acervo de conhecimento, à disposição e um incentivo é tudo que precisamos para ver a transformação acontecer, não é? O Aprendizado faz parte da nossa cultura. Você tem dedicado tempo a ele? A dica já mostrou, pequenas mudanças. consistência e continuidade é o que tornará isso parte de Ser Positivo. Confira essa matéria e a edição completa do Positivo em Foco escaneando o QR Code ao lado ou acessando: positivoemfoco.com.br Aproveita e pratique os dez minutos de leitura acompanhando tudo o que há de novidade no Grupo Positivo. Até a próxima!

Notícias Relacionadas