Veja onde estão sendo aplicados os recursos do programa Logística Reversa

16 de fevereiro de 2024
Tempo médio de leitura: 4 minutos.

 

Com o retorno do ano letivo e o aumento na circulação nas unidades do Colégio Positivo em Curitiba, o programa Logística Reversa intensifica suas atividades. Mas você já deve ter se perguntado o que é feito com todo esse o material escolar ou didático que é doado. Além de contribuir para a redução do impacto ambiental, os materiais arrecadados são vendidos e os recursos destinados a um fundo para apoio a projetos socioeducacionais.

A ideia nasceu por iniciativa da aluna Helena Giotto do Positivo International School, em 2019. A escola – que já contava com processos de gestão ambientais certificados com a ISO 14001, reciclagem implantada e com diversas iniciativas ambientais – incentivava os alunos a pensar em como poderiam cuidar mais do planeta. Com apenas nove anos, ela sugeriu que materiais escolares em desuso poderiam ter um destino mais apropriado. Ao incentivar pais, alunos e professores, o material que seria simplesmente jogado no lixo foi direcionado para a reciclagem, reduzindo impactos ambientais e criando uma oportunidade da geração de fundos.

O projeto, desde o seu início, conta com a participação de uma comissão formada por profissionais dos colégios do Grupo Positivo e do Instituto Positivo, que se unem para definir a aplicação e garantir que os recursos tenham o melhor destino, com impacto social e educacional, alinhado ao princípio de incentivar a comunidade escolar a ser protagonista na construção de um mundo melhor por meio da educação e da tecnologia.

“A nossa colaboração apoia a formação humana, por meio de um projeto sustentável, demonstrando a valorização ambiental e como isso pode impactar positivamente as pessoas”, Anna Carolina de Souza, analista de Qualidade do Colégio Positivo.

Resultados

Desde o início do programa, foram mais de 68 toneladas de material reciclado, o equivalente a 90 mil livros. Em 2023, as 26 toneladas arrecadadas foram suficientes para apoiar um projeto que incentiva o brincar, e que beneficiará as mais de 100 crianças entre 1 e 5 anos.

Logística Reversa 01

Image 1 of 4

Ainda em andamento, a previsão é que neste ano, o CMEI Odette Cominato, localizado em Ponta Grossa, inaugure o novo espaço. O objetivo é reformar o atual parquinho do Centro de Educação, para que as crianças e os professores desfrutem de um ambiente seguro, lúdico e agradável uma vez que nesta faixa etária as crianças aprendem muito brincando, interagindo com seus colegas, explorando o mundo à sua volta e dando asas à imaginação.

“Esse é um projeto de muitas virtudes e concretizado a partir da colaboração de muitas pessoas. Tudo começa com a adesão dos nossos estudantes e seus responsáveis que entendem a importância da destinação correta dos seus materiais didáticos. Passado um tempo, a partir do nosso trabalho administrativo, o ciclo se encerra com a benfeitoria social. Os próprios alunos poderão ver na prática o tamanho do bem que realizaram quando decidiram depositar nas caixas a sua doação. Um projeto que, sem dúvida, gera uma grande satisfação.” Carla Freitas, diretora do Colégio Positivo Master – Ponta Grossa/PR