Mais de 15 mil pessoas participam de Festas Juninas dos colégios do Grupo Positivo

10 de julho de 2025
Tempo médio de leitura: 3 minutos 

 

As tradicionais Festas Juninas dos colégios do Grupo Positivo animaram os estudantes, as famílias e os colaboradores, com muita música, dança e integração. Ao todo, foram 11 eventos realizados entre os dias 7 de junho e 5 de julho, reunindo mais de 15 mil pessoas. 

As festas aconteceram nas unidades do Colégio Positivo – Água Verde, Boa Vista, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School, em Curitiba, Colégio Positivo – Joinville, Colégio Positivo Master, em Ponta Grossa, Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina, Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu, Passo Certo Bilingual School, em Cascavel e Vila Olímpia Bilingual School, em Florianópolis. 

Cartão cashless é novidade no atendimento 

Um dos destaques deste ano foi o cartão cashless, que facilitou a experiência do público para comprar créditos de consumo no local. A mudança veio a partir de sugestões recebidas em pesquisas de satisfação realizadas nas edições anteriores. 

Segundo Karina Aika Shimako, responsável pela organização dos eventos, foi feita uma busca por um fornecedor que pudesse atender às particularidades da festa. “Com o novo sistema, os visitantes puderam adquirir créditos antecipadamente e utilizar durante a festa para comidas típicas e brincadeiras. No dia do evento, o cartão também pôde ser recarregado facilmente pelo site ou em caixas físicos distribuídos pela escola”. 

Preparação coletiva e integração 

Considerada a maior festividade do ano nas unidades dos colégios, a festa junina envolveu desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com a participação de diversas áreas do Grupo Positivo. 

A organização começou com meses de antecedência e contou com a colaboração das equipes de Compras, Financeiro, Jurídico, Marketing, Operações, Pedagógico e Tecnologia da Informação.  

“A festa junina é planejada, organizada e realizada com muito empenho e carinho por toda a equipe das unidades, os estudantes são incentivamos pelos professores nos ensaios das danças, na produção da decoração das salas e dos murais, e em cada momento que faz parte da realização deste evento”, explica Aika.  

Danças típicas e aprendizado cultural 

A dança junina foi um dos momentos mais aguardados. De acordo com Rafaela Ricardo Santos Marcolino, especialista em Eventos, a preparação das coreografias envolveu principalmente os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, com participação opcional dos Anos Finais e Ensino Médio.  

“As músicas, os movimentos e até a disposição dos alunos na área de apresentação são planejados de acordo com a faixa etária das crianças. Assim, são adotadas estratégias como trocas de lugar e apresentações repetidas, para garantir que todos sejam bem-vistos”, complementa Rafaela. 

As apresentações vão além do entretenimento, também têm papel pedagógico e cultural. Elas exploram aspectos como diversidade, identidade, movimentos corporais e tradições brasileiras. 

“A festa é uma celebração tradicional e uma oportunidade de conhecer, explorar e vivenciar diversas culturas. Por meio dela, a criança aprende sobre identidade e diversidade cultural. Além disso, é uma festa que aproxima e integra toda a comunidade escolar”. 

Um momento para celebrar cultura, vínculos e aprendizado 

As Festas Juninas de 2025 reforçaram a importância de cultivar momentos que conectam famílias, alunos e escola, com leveza, alegria e respeito às tradições. Mais do que uma comemoração, o evento é uma expressão viva da cultura brasileira e um espaço de construção de memórias afetivas no ambiente escolar. 

Confira abaixo alguns registros