Mulheres formam grupos para empoderamento feminino

5 de abril de 2023
Tempo médio de leitura: 4 minutos.

 

O Misses At Work é o nome que leva o projeto criado em 2018, a partir de um grupo de WhatsApp de profissionais de Comunicação e Publicidade. A iniciativa ganhou força na Positivo Tecnologia durante a pandemia e se materializou como um espaço para troca de informações entre mulheres que querem se desenvolver na carreira, fazer networking, mas sobretudo discutir abertamente desafios atuais como saúde feminina, maternidade, dupla jornada, etarismo e sexismo.

“Nosso grupo surgiu com a missão de criar um ambiente de diálogo aberto sobre os obstáculos que enfrentamos no mercado de publicidade e mídia, e estimular sororidade e colaboração feminina para encontrarmos caminhos juntas. Isso fez com que, em 2019, organizássemos muitos encontros presenciais e iniciativas inéditas com um painel de dados sob o olhar feminino dentro do SP Tech Week – um dos maiores eventos de inovação aberta do país. Quando veio a pandemia, o grupo cresceu e se organizou como uma rede de apoio devido aos problemas que se apresentaram no período como desemprego, lutos, abusos, falta de rede de apoio, o fechamento das escolas…”, explica Daniela Mozer, executiva de vendas da Positivo Ads, co fundadora e idealizadora da iniciativa e que responde por parcerias e administração geral da comunidade.

Hoje, o Misses At Work oferece serviços como spinoffs de economia circular, entretenimento, drive colaborativo e exclusivo com mailing, estudos de mercado, organogramas, banco de currículos e trocas de indicações de serviços e produtos, além de um grupo de vagas curadas para atender à área de comunicação, disponível também em seu site, e que conta com publicações de oportunidades diariamente com apoio do Trampos.com, tudo gratuitamente para as participantes e simpatizantes da iniciativa.

A idealizadora do Misses Jobs, Kelly Fray, executiva comercial da Climatempo, definiu como compromisso imediato oferecer o serviço para mais profissionais.  “O que começou como uma busca por empoderamento da força de trabalho feminino, sobretudo com a onda de layoffs onde mais de 65% dos desligamentos atingem mulheres, fortaleceu nossa empatia e ampliou nossa percepção de valor quanto a diferença que esse projeto representa. Chegamos a postar mais de 70 vagas diárias desde o início do ano em um esforço para alcançar e atender mais profissionais penalizadas pelos cortes em massa, muitos das áreas de marketing ou de bigtechs”, comenta Kelly.

“Queremos expandir essa iniciativa para muitas mais mulheres e precisamos sair apenas da troca em grupos fechados e discutir todos os temas do Universo Feminino; o site e demais canais vêm de encontro a esse momento inevitável”, explica Kika Pontes, também co fundadora e idealizadora, e responsável pela operação técnica do Coletivo, hoje sócia e empreendedora na DemoFactory .

Em outubro de 2022 aconteceu o lançamento de sua primeira live em seu canal do Youtube em formato videocast seguida de uma live sobre saúde feminina em março de 2023, tudo o que visa fortalecer o propósito e missão de discutir temas profissionais, mas sobretudo os papéis e desafios cotidianos das mulheres sem tabus e trazendo soluções. 

Com parceiros e apoiadores como Amigos do Mercado – maior coletivo brasileiro a promover união e networking entre os profissionais do mercado de comunicação, Adnews – plataforma de conteúdo de trade e mídia, as iniciativas do Misses at Work se expandem diretamente para cerca de 800 mulheres em seus grupos de WhatsApp, mais de 2 mil mensalmente no site, e indiretamente mais de 10 mil mulheres por suas redes sociais e centro de influência.