Pela vida afora: as várias personas de um professor

19 de agosto de 2022
Conheça um pouco da história do professor Luciano, que há 9 anos atua no Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis.
Tempo médio de leitura: 4 minutos.

 

Muitas vezes, um professor precisa se desdobrar em múltiplos perfis para atender às mais diversas situações e necessidades de alunos. Mas o trabalho do professor Luciano Souza , do Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis, vai muito além disso.

Formado em Educação Artística, com licenciatura em Artes Cênicas, o ator e professor Luciano vem literalmente atuando no Vila há nove anos, onde exerce a função de professor de Teatro e contador de histórias.

A descoberta do Teatro


Luciano nos contou que iniciou no teatro aos 14 anos de idade em um grupo amador de sua cidade natal. Mas seu interesse pela Arte não terminava quando as cortinas se fechavam. Pelo contrário, o seu estímulo também vinha de dentro de casa, pois seus pais gostavam de ler e o incentivavam a se debruçar sobre poemas que ele adorava declamar.

Anos depois, já na escola, o jovem Luciano continuou a ser incentivado e, quando concluiu o ensino médio, não teve dúvidas em prestar vestibular para Artes Cênicas. Muito tempo se passou desde então, mas até hoje Luciano se expressa através do teatro, dos processos artísticos alinhados aos modelos pedagógicos e educacionais com os quais ele, como professor, repensa e se reinventa a cada dia.

“As Artes Cênicas me ajudaram a me conhecer melhor, no que diz respeito às minhas atitudes, meu comportamento frente a situações do dia a dia, a me colocar no lugar do outro, me sensibilizar aos problemas alheios e me auto regular frente às minhas posições para conviver em sociedade de uma maneira plural, com menos preconceito, e me construir como sujeito e cidadão”.

A escola como extensão de casa

Para Luciano, a Arte na educação básica é fundamental para a sociabilização das crianças e para o desenvolvimento de habilidades e competências, pilares da construção do processo afetivo e do desenvolvimento da imaginação. Não se trata apenas de entretenimento, mas sim de conhecimento físico e emocional, pois quanto mais imaginativa é uma criança, mais criativa ela se tornará e assim poderá saber melhor de suas escolhas.


Se quiser conhecer um pouco mais da história do professor Luciano, confira o vídeo abaixo. Ao professor, todos os nossos aplausos.