Tempo médio de leitura: 3 minutos.
O que diferencia o propósito de uma empresa da sua cultura? Embora caminhem lado a lado, esses dois elementos têm funções distintas e, ao mesmo tempo, complementares, que moldam o Grupo Positivo. Vamos explorar essa diferença essencial e como ela se manifesta em nosso dia a dia?
O propósito é o “porquê”, a razão mais profunda da nossa existência enquanto empresa. Ele dá sentido à jornada e orienta todas as decisões estratégicas. Já a cultura representa o “como” realizamos esse propósito. Ela se traduz nos comportamentos, valores e condutas que compartilhamos diariamente. É a expressão viva do que acreditamos e colocamos em prática em cada interação com colegas, parceiros, clientes, fornecedores ou sociedade.
No dia a dia
Enquanto o propósito responde a perguntas como “por que existimos?” e “qual impacto queremos ter no mundo?”, a cultura se manifesta na forma como trabalhamos, nos comportamos e tomamos decisões. São esses elementos que garantem que cada colaborador contribua para a construção de um futuro sólido e alinhado aos nossos valores.
‘Aprender e ensinar para inspirar um futuro mais positivo’ e, enquanto gráfica, ‘Imprimir com qualidade para um futuro mais positivo’, são bússolas que impulsionam o Grupo Positivo, refletindo o compromisso de transformar ideias em ações, proporcionando mudanças significativas por meio da educação, tecnologia e sustentabilidade; e construindo um legado. Como reforça nosso material institucional: “Foi assim que escrevemos uma história que nos enche de orgulho. E é isso que nos inspira a seguir adiante. Porque o amanhã nos espera.”
Você sabe como fazer isso acontecer? Conte para nós exemplos ou materiais que você encontra na sua rotina aqui no Positivo que conversam diretamente com o propósito ou com a nossa cultura. Compartilhe pelo e-mail comunicacaocorporativa@positivo.com.br