Tempo médio de leitura: 4 minutos.
Que tal começar o ano adicionando mais algumas dicas de livros em sua lista? A primeira edição de 2025 do “Qual é o seu livro de cabeceira?” traz duas indicações de colaboradores, desta vez, confira a dica do Celso Hartmann, diretor-executivo dos colégios do Grupo Positivo, e da Caroline Martins da Rocha, executiva de contas da Posigraf. Veja a seguir:
Celso Hartmann
Positivo em Foco (PeF): qual foi o livro escolhido para iniciar 2025?
Celso: nestas férias eu pude desfrutar do livro “O Mesmo de Sempre”, de Morgan Housel.
Positivo em Foco (PeF): por que você gostou desse livro?
Celso: o livro aborda como lidar com as incertezas da vida ao focar nos comportamentos humanos que permanecem constantes ao longo do tempo. O autor defende que, em vez de tentar prever o futuro, é mais eficaz compreender e adaptar-se às características humanas imutáveis. Essa perspectiva, especialmente relevante em tempos de avanços da Inteligência Artificial, oferece um porto seguro diante das incertezas trazidas pela revolução tecnológica.
Positivo em Foco (PeF): como esse livro lhe ajuda (pessoal ou profissionalmente)?
Celso: com uma abordagem centrada nos aspectos comportamentais das pessoas, a obra propõe reflexões valiosas sobre como esses padrões humanos podem guiar a tomada de decisões, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. O livro é estruturado em 23 capítulos independentes, cada um abordando lições atemporais do comportamento humano. O autor enfatiza que decisões financeiras e de vida são frequentemente influenciadas por fatores subjetivos, como ego, medo, ganância e inveja, mais do que por dados objetivos. Compreender essas constantes humanas pode auxiliar na navegação de incertezas e na otimização de riscos e oportunidades.
Um exemplo citado por Housel é o de Jeff Bezos, fundador da Amazon, que focou em aspectos que os clientes sempre valorizaram, como preços baixos e entregas rápidas, independentemente das mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo. Além disso, o autor discute como a inveja e a comparação social influenciam percepções de riqueza e felicidade, destacando a importância de gerenciar expectativas para alcançar satisfação pessoal.
Caroline Martins da Rocha
Positivo em Foco (PeF): qual foi o livro escolhido para iniciar 2025?
Caroline: ganhei o livro “Garra – O Poder da Paixão e da Perseverança” no workshop da Posigraf, e ele se tornou a minha leitura inicial do ano.
Positivo em Foco (PeF): por que você gostou desse livro?
Caroline: é fascinante como a autora, Angela Duckworth, explora o resultado de anos de estudos para entender o que faz com que algumas pessoas perseverem enquanto outras desistem. Ela analisa como a combinação de paixão e determinação pode superar talento e inteligência bruta.
Um exemplo marcante do livro é sobre os candidatos da Academia Militar de West Point, nos Estados Unidos. Todos possuem desempenho acadêmico semelhante, mas o que diferencia aqueles que permanecem e concluem o rigoroso programa é a garra.
Positivo em Foco (PeF): como esse livro lhe ajuda (pessoal ou profissionalmente)?
Caroline: esse livro me fez refletir sobre minha própria jornada. Ele me inspira a encarar desafios com mais determinação e a manter o foco em meus objetivos. Profissionalmente, vejo como a garra pode ser o diferencial em um mercado competitivo. Pessoalmente, é um lembrete constante de que persistir, mesmo nos momentos difíceis, pode levar a conquistas significativas.
As leituras de Celso e Caroline refletem o impacto que um livro pode ter na maneira como encaramos a vida. E para você, qual será o livro que vai guiar suas reflexões e objetivos em 2025? Quem sabe as indicações desta editoria possam dar aquele toque de inspiração.