Reflexões e aprendizados da Semana da Integridade 2024

13 de dezembro de 2024
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

Em novembro, foi promovida a Semana da Integridade, que reuniu colaboradores em torno de debates e reflexões sobre ética, tecnologia e comportamentos no ambiente de trabalho. Trazendo uma programação envolvente e interativa, a ação reforçou o compromisso do Grupo Positivo com a cultura da ética e da integridade. 

Três encontros foram realizados de forma híbrida – presencialmente na Administração Central e com transmissão ao vivo para as demais unidades -, conduzidas por especialistas e que trouxeram reflexões aplicáveis ao dia a dia:

  • 25/11 – “Poderia ser eu? Ciladas éticas do dia a dia que nem percebemos”Gabriel Cabral abordou os desafios éticos comuns que muitas vezes passam despercebidos, com uma abertura inspiradora de Lucas Guimarães, presidente do Grupo Positivo.
  • 27/11 – “Compliance comportamental no uso da inteligência artificial”, Alysson Oikawa destacou os cuidados e boas práticas no uso de ferramentas de inteligência artificial, um tema cada vez mais relevante em nosso cotidiano profissional.
  • 29/11 – “Não era minha intenção – pontos cegos éticos”, Angela Halat Portugal, da Beehavior, trouxe à tona os pontos cegos éticos que podem impactar decisões no trabalho e na vida pessoal.

Interatividade e reconhecimento

Uma das inovações deste ano foi o jogo interativo, que possibilitou aos participantes explorar dilemas éticos de forma lúdica. O jogo Compliance Positivo foi um sucesso entre os colaboradores, que acumularam pontos e tornaram a disputada pelo pódio acirrada. As premiações foram realizadas na Posigraf e na Administração Central, com a participação dos Agentes de Integridade.

Por que a Semana da Integridade é tão importante?

Além de debates e palestras, as ações como esta são promovidas para gerar a reflexão sobre o papel do ser humano, no âmbito individual e coletivo, na construção de um ambiente de trabalho mais ético e respeitoso. Ao abordar temas contemporâneos, como inteligência artificial e pontos cegos éticos, é possível criar uma consciência mais ampla sobre atitudes e posturas e suas consequências.

Os aprendizados adquiridos na Semana da Integridade reafirmam a responsabilidade de cada colaborador do Grupo Positivo com a conduta certa .

E você, como pretende aplicar as percepções desta semana em sua rotina? Compartilhe conosco em nosso canal de WhatsApp (41) 3250-3757.

Notícias Relacionadas