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Fazer o bem, sem olhar a quem! Em 2024, colaboradores praticaram mais ações solidárias impactantes que em anos anteriores. Seja em promoções corporativas ou por iniciativas próprias, as atividades reforçaram valores como empatia, colaboração e responsabilidade social, e transcenderam barreiras.
Apoio ao Rio Grande do Sul
Uma semana devastadora aos moradores do estado serviu como súplica por apoio do país. Em abril, mais de 600 mil pessoas ficaram desabrigadas na enchente que marcou os noticiários no início do ano, e o Grupo Positivo, por meio do Instituto Positivo, não ficou de braços cruzados.
A arrecadação da Vakinha On-line tinha o objetivo de angariar, inicialmente, R$ 50 mil para serem direcionados à compra de colchões para as famílias gaúchas. Ao término do período, mais de 130 mil reais foram somados aos R$ 30 mil já disponibilizados pelo Grupo Positivo, permitindo a compra de quase dois mil colchões.
A entrega do material foi acompanhada pelo Instituto Positivo e presenciada por colaboradores da Aprende Brasil Educação no estado.
Curso Positivo
O Curso Positivo mobilizou alunos, professores e colaboradores para ajudar quem mais precisa. O destaque vai para a campanha emergencial “Um pulo para o Rio Grande do Sul“, criada pelo professor Daniel Medeiros. Voltada a angariar fundos para apoiar as vítimas das enchentes ocorridas no início deste ano, a iniciativa arrecadou R$ 10 mil para a compra de 500 kits escolares, que foram montados por alunos e colaboradores voluntários.
Além dessa, a Campanha de Inverno, em parceria com o SESC Paraná, reuniu roupas e itens essenciais para redistribuição em Curitiba e Ponta Grossa (PR). Em Joinville (SC), os donativos foram encaminhados ao Lar Casa de Levi. E não parou por aí: cuidadores de pets também receberam apoio, com doações de ração, roupinhas e brinquedos.
Encerrando o ano, a parceria entre a área de Recursos Humanos (RH) e os Correios possibilitou a ação Adote uma Carta, iniciativa em que crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba criam cartinhas ao Papai Noel, pedindo presentes que gostariam de ganhar no Natal. A adesão deste ano registrou um aumento de cerca de 10%, em relação ao ano anterior.
Para 2025, o Curso Positivo já planeja a implementação da campanha de Logística Reversa, que incentiva a doação de materiais didáticos usados, com reversão de recursos para instituições beneficentes.
Na Administração Central
As outras empresas do Grupo Positivo também promoveram ações de aquecer o coração, como a arrecadação de caixas de bombons na campanha Páscoa Positivo, entregues aos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia. Colaboradores da Central Positivo, Aprende Brasil Educação, Colégio Positivo – Administração Central e Instituto Positivo uniram forças para adoçar a páscoa dos pequenos, com a doação de 138 caixas de bombons. Relembre a ação clicando aqui.
Dia das Crianças
A Posigraf também se engajou na corrente do bem e, em comemoração ao mês das crianças, o grupo de voluntários preparou um dia inesquecível para as crianças do CEI – Maria Amélia, promovendo uma festa com direito a brinquedos infláveis, contação de histórias e mais. Acesse a matéria aqui.
Um fim de ano solidário
Seguindo o calendário, colaboradores de todas as unidades de Curitiba contribuíram com alimentos não perecíveis na PosiAgito deste ano, e que foram distribuídos para associações de catadores de recicláveis da região. Confirmando a alegria de ser Positivo, a inciativa arrecadou 350kg de alimentos diversos e tornou o fim de ano de famílias das instituições da população beneficiada com a doação.
O Natal na Central, evento promovido pela Aprende Brasil Educação, já é tradicional e conhecido pelos colaboradores. A ação de 2024 trouxe a apresentação de um coral composto pelas crianças do CEI – Maria Amélia, mas também angariou tampinhas de garrafa, meias usadas (em bom estado), cartelas de comprimidos, caixas de ovos e pilhas usadas. O material arrecadado é destinado a uma instituição filantrópica, que converterá as doações em recursos financeiros e que serão destinados a famílias apoiadas pela organização. Além de promover a solidariedade, a iniciativa reforçou práticas de sustentabilidade ao descartar esses itens para serem reaproveitados.
Que em 2025 as ações se multipliquem e a solidariedade esteja presente em cada gesto feito por todos nós.