Viva Medicina proporciona imersão na área da saúde para alunos do Curso Positivo

11 de julho de 2025
Tempo médio de leitura: 3 minutos 

 

Descobrir a própria vocação exige mais do que teoria, é preciso viver a experiência. Foi com esse objetivo que o Curso Positivo, em parceria com a Universidade Positivo, promoveu o Viva Medicina, um projeto que oferece aos alunos uma verdadeira imersão no universo da medicina, com vivências práticas, oficinas e contato direto com a rotina de quem escolheu essa profissão. 

A ação aconteceu de 30 de junho a 4 de julho, com a participação de cerca de 180 estudantes do Ensino Médio e do Extensivo de todas as unidades do Curso Positivo. Durante os cinco dias de atividades, os alunos vivenciaram uma programação completa, com oficinas e experiências que reproduzem a rotina de um estudante de Medicina no ciclo básico — etapa inicial da graduação. Entre os destaques da programação, estiveram: 

  • Oficina de sutura (em pele suína) 
  • Análise de células e microrganismos 
  • Anatomia aplicada 
  • Simulação de parto e atendimento ao recém-nascido 
  • Tipagem sanguínea 
  • Antibiograma 
  • Desafios de diagnóstico clínico 

“Essa semana foi incrível. Fiquei emocionada com o acolhimento do Curso e da Universidade Positivo. Fomos muito bem recebidos. Com certeza vou lembrar disso para sempre”, contou Isabelle Gomes, aluna do Extensivo da unidade Vicente Machado. Para ela, a oficina de sutura foi o momento mais marcante.  

 Para Maria Clara Corrêa, outra participante da ação, o Viva Medicina foi um divisor de águas: 

“Foi uma experiência encantadora e uma confirmação de que estou no caminho certo, seguindo minha vocação. A oficina de Anatomia foi minha preferida. Foi nesse momento que tive certeza da minha escolha”, compartilhou. 

“Eles tinham muita curiosidade a respeito de como que, não só apenas como que funciona o curso na Universidade Positivo, mas também a respeito da nossa vida, como eram as nossas expectativas enquanto estávamos no ensino médio, como é a formação de hoje em dia em relação a como foi a nossa formação antigamente”, complementa Marcos Takimura, coordenador do curso de Medicina da Universidade Positivo. 

Com satisfação de mais de 90% dos alunos, o projeto para 2026 já está praticamente confirmado. Os aprendizados servirão como inspiração para que mais oportunidades como esta sejam oferecidas aos alunos ao longo dos anos, sempre com foco na escolha profissional consciente e no fator motivador que vivências como estas proporcionam aos estudantes.     

 Confira algumas fotos abaixo

Notícias Relacionadas