Colégio Positivo: estudantes apresentam trabalhos na Feira do Conhecimento

29 de setembro de 2023
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

A tradicional Feira do Conhecimento, que acontece no Colégio Positivo há mais de 40 anos, contou, em 2023, com a participação de mais de 3,8 mil alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os quais expuseram projetos científicos desenvolvidos de maneira coletiva e interdisciplinar. Realizado no dia 23 de setembro, em todas as unidades, o evento contou também com a presença dos familiares, que prestigiaram os estudantes durante a apresentação das diferentes temáticas.

A exposição dos projetos na feira é a última etapa de um extenso e criterioso processo de pesquisa, que acontece durante as aulas, com a participação efetiva de todos os alunos. Com a orientação do professor regente, cada turma abordou um tema específico, associado a um dos componentes curriculares e permeável a várias áreas do conhecimento. Ou seja, os trabalhos exibidos na feira têm caráter investigativo e multidisciplinar, demonstrando ludicidade e funcionalidade.

A Feira do Conhecimento é um evento que reconhece esse trabalho de pesquisa e torna a aprendizagem das ciências uma experiência rica e instigante”, comenta Dômus Aurea, coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo. Com a exposição e as etapas anteriores a ela, busca-se, acima de tudo, desenvolver métodos de investigação científica, adaptando-os à realidade e à faixa etária dos pequenos cientistas.

Metodologias ativas de aprendizagem

Um dos elementos presentes nos trabalhos apresentados na Feira do Conhecimento deste ano que mais se destacou foi a participação ativa dos alunos na construção dos saberes. Com base em vivências colaborativas e no multiletramento – ou seja, em metodologias ativas –, os estudantes compartilham conhecimentos e potencializam suas habilidades, a partir de aspectos do seu próprio sistema mental de aprendizagem.

Nesse contexto, além de ampliar e enriquecer as relações interpessoais, eles absorvem as situações da aprendizagem significativa de uma forma muito mais intensa. “O estímulo à curiosidade e o fomento às práticas investigativas que fazem parte de todo esse contexto são diferenciais de grande relevância”, aponta a professora. Segundo ela, estimular a curiosidade e a formulação de hipóteses são passos importantes para a formação de pesquisadores críticos e ativos na observação de problemas cotidianos.

Preparação para a Mobipe

A Feira do Conhecimento também tem como propósito preparar os jovens estudantes para a Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (Mobipe), que é promovida anualmente pelo próprio Colégio Positivo. O evento, destinado a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, do Ensino Médio, do Ensino Técnico e de cursos pré-universitários, é aberto a instituições de ensino públicas e particulares de todo o Brasil.

Notícias Relacionadas