Instituto Positivo viabiliza formação da USP para diretores escolares do litoral do Paraná

1 de março de 2024
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

No último dia 23, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense recebeu o professor Mozart Neves Ramos, conselheiro do Instituto Positivo e diretor da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da USP. O encontro consolidou uma parceria estratégica para a educação do litoral, oferecendo aos diretores escolares dos municípios participantes um curso gratuito inspirado nas 10 competências gerais do diretor escolar. Além disso, cada município receberá um diagnóstico para avaliar indicadores na tomada de decisão, ambos fornecidos pela cátedra.

O curso abordará temas essenciais como liderança escolar, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta pedagógica, gestão democrática e formação continuada. Essa formação é mais um avanço em direção ao objetivo do ADE Litoral Paranaense, que prioriza a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas municipais. A reunião contou com a participação dos gestores das secretarias de Educação de Morretes, Antonina, Guaratuba, Paranaguá, Matinhos e Guaraqueçaba, além da diretoria e área de implantação de projetos do Instituto Positivo.

Sobre o ADE Litoral Paranaense

O Instituto Positivo iniciou, em 2021, a seleção de um território para apoiar a implantação do primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do Paraná. O processo envolveu uma análise quantitativa de mais de oito mil dados e indicadores públicos dos 399 municípios do estado. Após a primeira fase, quatro territórios foram priorizados, sendo que três deles avançaram para a segunda etapa, que incluiu visitas técnicas e entrevistas com Dirigentes Municipais de Educação.

A Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa) foi escolhida para receber o apoio técnico do IP no desenvolvimento do novo ADE, composto por sete municípios focados na promoção de uma Educação pública de qualidade. O encontro da semana passada representou um significativo avanço para o litoral paranaense na busca contínua pela melhoria da aprendizagem nas escolas das redes municipais, meta prioritária definida pelo grupo.

O Instituto Positivo

Desde sua fundação em 2012, o Instituto Positivo, em celebração aos 40 anos do Grupo Positivo, compromete-se com a gestão estratégica do investimento social em prol da comunidade. Desde 2015, o IP trabalha pela melhoria da qualidade da Educação pública, fomentando o trabalho em Regime de Colaboração através dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Conheça mais clicando aqui (https://www.institutopositivo.com.br/)

Notícias Relacionadas