Representantes do Colégio Positivo visitaram escolas na Itália

23 de junho de 2023
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De 15 a 25 de maio, a gerente-geral do Centro de Pesquisa e Inovação dos colégios do Grupo Positivo (CIPP), professora Maria Fernanda Suss, e a coordenadora da Educação Infantil do CIPP, professora Hannyni Mesquita, estiveram na Itália. Conversamos com a Maria Fernanda e a Hannyni sobre essa experiência. Conheça alguns detalhes destas visitas. O objetivo foi trazer novidades para dentro da sala de aula dos colégios do Grupo Positivo. Embora a visita tenha sido feita em escolas da Educação Infantil, as reflexões e os aprendizados cabem para todos os segmentos.

Na entrevista abaixo, você confere detalhes sobre as visitas.

 Positivo em Foco (PEF) – Quais foram os pontos altos da imersão?

Maria Fernanda e Hannyni (MF e H) – A viagem proporcionou experiências enriquecedoras, permitindo uma imersão no funcionamento educacional e nas práticas pedagógicas do país. Durante essa jornada, tivemos a oportunidade de visitar diferentes secretarias de educação, escolas, participar de formações com autores italianos renomados na área da educação e explorar espaços culturais inspiradores.

PEF – De que forma a educação continuada é importante nesse processo?

(MF e H) – Desde o início da viagem, ficou evidente como a formação continuada de professores desempenha um papel crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas que colocam as crianças e os adolescentes no centro do processo educativo. Na Itália, pudemos presenciar o compromisso desses profissionais em aprimorar constantemente suas habilidades e conhecimentos, buscando oferecer uma educação de qualidade.

PEF – Quais foram os principais aprendizados?

(MF e H) – A ampliação cultural revelou-se essencial para enriquecer o repertório docente. Durante as visitas a espaços culturais, como museus e galerias de arte, tivemos a oportunidade de explorar diversas formas de expressão, entendendo como a arte, a música, a literatura, a arquitetura, a culinária e outras linguagens podem ser caminhos riquíssimos para garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

PEF – De que forma a relação família/escola se mostrou importante no processo de ensino?

(MF e H) – Outro aspecto marcante dessa viagem foi a importância da confiança e da parceria entre as famílias e as escolas. Nas instituições que visitamos, pudemos constatar como a colaboração entre pais, responsáveis e educadores eleva a qualidade da experiência educativa proporcionada aos alunos. Essa sinergia fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação integral dos estudantes, tendo a família como aliada na construção do conhecimento.

PEF – De que forma a leitura se mostrou importante nesse processo?

(MF e H) – A leitura também se mostrou fundamental nessa jornada. Através dela, pudemos compreender como a Itália valoriza e estimula a prática da leitura desde a infância. Durante toda a viagem, ficou claro que é necessário comunicar a educação que fazemos e acreditamos. Ser professor é uma profissão que exige processos contínuos de pesquisa, escuta, ação, colaboração… ela tem uma ciência própria, mesmo conectada com tantas outras. São atividades que devem ser valorizadas e reconhecidas como essenciais para o desenvolvimento da sociedade.

PEF – De que forma a documentação pedagógica se mostrou importante nesse processo?

(MF e H) – Além dos aspectos mencionados, uma estratégia didática que chamou nossa atenção foi a documentação pedagógica. Pudemos vivenciar como essa prática auxilia no registro e na reflexão das experiências de aprendizagem dos estudantes. Através da documentação pedagógica, é possível acompanhar o progresso individual e coletivo, analisar o impacto das intervenções e planejar novas abordagens educacionais. Essa estratégia contribui para uma educação mais participativa, reflexiva e envolvente. Prática que há anos nos debruçamos para estudar com nossos professores e implantar gradativamente. Atualmente, essa temática tem sido incluída na formação de todos os professores dos Anos Iniciais. Ao vivenciar a cultura italiana, também tivemos a oportunidade de refletir sobre nossa própria cultura, pois nos permitiu entender como podemos valorizar ainda mais a nossa história e identidade, a qual é tão múltipla. Reconhecemos que cada cultura tem suas particularidades e riquezas, e é importante trazer essa diversidade para o cotidiano escolar, promovendo o respeito e a valorização da identidade cultural de todos.

PEF – Por fim, de que forma a viagem renovou o olhar de vocês sobre a educação?

(MF e H) – Aprendemos que é preciso buscar constantemente aprimoramento e inspiração, explorar diferentes culturas e práticas pedagógicas, fortalecer a parceria com as famílias, compreender a importância da leitura e das múltiplas linguagens no processo de ensino e aprendizagem, e adotar estratégias como a documentação pedagógica. Acreditamos firmemente que, ao compartilhar essas experiências, estamos contribuindo para o fortalecimento da educação e valorização da profissão de professor.

 

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