Tempo médio de leitura: 3 minutos.
Aconteceu o primeiro encontro dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) do Brasil em 2024. Realizado no dia 20/03 e organizado pelo Instituto Positivo (IP), a ação teve como objetivo unir os dirigentes dos cerca de 15 Arranjos ativos atualmente no país e refletir sobre estratégias para endossar o Regime de Colaboração Intermunicipal e a metodologia dos ADEs na legislação brasileira.
Este é um ano decisivo para a Educação Pública. Além da discussão das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) para o novo decênio, está também em pauta a lei que implementará o Sistema Nacional da Educação (SNE), que a exemplo do funcionamento do Sistema Único de Saúde, o SUS, deve possibilitar a integração de políticas e ações educacionais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal – conforme previsto na Constituição brasileira. Nesse cenário, uma articulação entre as iniciativas de Colaboração Intermunicipal é necessária para que essas formas de trabalho sejam contempladas nas novas legislações.
O evento contou com a participação de representantes dos ADEs Alto Solimões, Granfpolis, Chapada Diamantina e regiões, Agreste Litoral, CoGemfri, ADERA, ADE dos Guarás, Vale do Pindaré, Noroeste Paulista, Litoral Paranaense, GE4, GE5, Serra Catarinense e ADETAM, além da honrosa presença do Prof. Dr. Fernando Abrucio, renomado pesquisador do tema da colaboração intermunicipal na área da Educação, bem como representantes da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Chapada.