Para iniciar 2023 com leveza, trouxemos a história da Elaine Helena dos Santos. Ela conta como podemos trazer à tona nossa criança interior, ajudando a termos mais energia.
É muito comum me perguntarem da onde vem a minha energia e como podem potencializar a deles, e a minha resposta é simples: alimente a sua criança interior.
De acordo com o dicionário “Houaiss”, a etimologia da palavra criança pode estar relacionada ao latim: viria de creantìa, ou “criação”. A palavra criação vem do Latim creare, “produzir, erguer”, relacionado a crescere, “crescer, aumentar”, do Indo-Europeu ker-, “crescer”.
E realmente é isto que acontece quando você alimenta a sua “criança” interior, você produz, se ergue e cria.
Quando nos sentimos criadores de algo, automaticamente ficamos mais satisfeitos, mais animados e motivados com o que estamos a fazer, a sentir e a viver.
Mas como assim, alimentar a sua criança interior?
Peço que faça um exercício agora. Feche os olhos e busque resgatar na sua memória o que te deixava feliz na sua infância.
O que veio?
Você cozinhando? Desenhando? Escalando árvores? Praticando algum esporte? Artes Marciais? Dança? Escrita? Leitura? Cantava? Tocava instrumentos? Música? Carrinhos? Crochê? Patins roller? Skate? Bicicleta? Videogame? Conversas…bom, os exemplos são infinitos.
A resposta desta pergunta irá te nortear para o que aumenta a sua energia e sua capacidade de criação, caso não esteja fazendo nada ou alimentando algum hobby, não perca tempo, a vida é uma só. Se a lembrança foi cantando, porque não entrar em uma aula de canto agora? Se era um esporte procure uma escola que possa praticar, se era desenho, porque não começar a desenhar/pintar novamente?
Eu, por exemplo, gostava muito de escrever nos meus diários, dançar, ouvir música, conversar com os vários amiguinhos que tinha e brincar muito.
A minha criança interior me demanda muito, mas eu me delicio porque é o meu aquecimento do dia para ir trabalhar e sair mais energizada, escuto música todos os dias porque me inspira e me anima e, faço algo todos os dias para nutri-la, as vezes acordo querendo dançar, outros dias escrever, outros ler, faço aulas que contemplam estes meus hobbies que são as minhas paixões.
No meu Instagram eu compartilho um pouco desse meu universo interior que são: poemas, textos, danças, músicas, brincadeiras, etc.
Quando você alimenta as suas paixões, independente do que esteja passando, você acaba se apaixonando pela vida e por você, porque você é o CRIADOR de tudo isso e automaticamente a sua autoestima cresce e o resultado disso é a sua energia, produtividade, sorriso e entrega serão potencializadas.
Não importa se alguém curte ou não seu posts, suas músicas, o que você faz e gosta.
O que importa é você gostar e você estar orgulhoso do que produz, este é o ponto.
Obviamente já passei por muitos momentos difíceis e que fiquei apagada, às vezes até pensando em desistir de tudo, mas para eu me recuperar, sempre recorri às minhas paixões para me teletransportar para o meu mundo interior e conseguir superar as dificuldades.
No psicodrama – esta é a abordagem da psicologia que sigo no meu trabalho, que é inspirada nas técnicas do teatro e que foi criada com o objetivo de desenvolver e/ou recuperar a espontaneidade e criatividade do Ser Humano-, falamos de realidade suplementar e este tema ficará para um próximo post, mas posso adiantar que é “um mundo sem limites, em que a pessoa fica liberada do mundo real” (ZERKA, 2001).
Quando você está em contato com o seu mundo interno e fica fora do mundo real e o alimenta, você nutre o solo fértil que habita em você e, semeando a sua terra, você floresce o seu Eu, a sua criatividade, a sua espontaneidade e vida como um todo.
Alimente a sua criança, não só pela energia que irá vibrar alto e as suas entregas serem melhores, mas por ela ser a sua porta de entrada do seu Eu, ela garantirá uma vida mais divertida, zero entediante e com mais resiliência frente aos desafios, porque a sua casa interior você sempre poderá acessar para atravessar as fases delicadas e colorir ainda mais as felizes.
A cereja do bolo da sua vida está em você, assim, finalizo com um poema:
“Ser criança
É estar conectado com o seu interior divino
É ver a vida sob um prisma POSITIVO
COLORIDO
É o seu verdadeiro pergaminho
Que contém o desenho do seu caminho
O seu DESTINO“
Poema escrito por @elaine_helenas