Pela Vida Afora: um salto para o futuro

21 de julho de 2022
O cheerleading é um esporte que trabalha o lado artístico e esportivo de um atleta.
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

Você já ouviu falar em Cheerleader?

 

Certamente, você já deve ter visto algo parecido em algum filme com temática adolescente americano. Trata-se de uma performance de habilidades atléticas, com dança, saltos e canto para ater a atenção de uma plateia em um evento – seja para dar suporte a uma equipe esportiva ou simplesmente ganhar a competição nacional de cheerleading.


A boa notícia é que não precisamos ir até os Estados Unidos para ver algo assim, de perto!

 

Em Curitiba, o cheerleader vem crescendo e conquistando novos adeptos, como a Aline Ravanelli dos Santos, estagiária da Educação Infantil do Colégio Positivo – Jardim Ambiental.

O ano era 2018 quando ela teve seu primeiro contato com o esporte, ocasião em que sua irmã viu uma publicação de um anúncio de teste para a equipe Brown Spider FA (time de futebol americano em Curitiba). A partir daquele dia, Aline decidiu dar início ao seu grande sonho, pois já se sentia atraída pelo cheerleader há algum tempo.

Teste superado, Aline começou a treinar e se apresentar nos intervalos dos jogos. No fim daquele mesmo ano, participou com sua equipe do Campeonato Paranaense Nível 2 – All-Star/All-Girll – o que lhe rendeu o 1º lugar.

Uma pequena pausa

Em maio do ano seguinte, em virtude de um acidente na coluna durante um dos treinos, a nossa atleta precisou se ausentar para recuperar a saúde. Nos anos de 2020 e 2021 o período pandêmico a impediu de treinar oficialmente com sua equipe, mas não de se exercitar em casa ou em espaços abertos com pessoas mais próximas, em segurança.

De volta aos treinos!

Atualmente, ela treina no Vikings, que é uma equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com a frequência de 2 treinos por semana, se prepara para competir no fim deste ano no campeonato paranaense, categoria Individual Coed – Nível 4, e nacional, na categoria Coed – Nível 3.

Quando pensamos no cheerleading a primeira referência que temos é o que vemos nas séries e filmes americanos, como dito no início. Entretanto, o esportivo é bem diferente do que estamos acostumados a ver, como conta a própria Aline.

“É um esporte que exige muito da força e do físico do atleta, mas não precisa estar em forma ou ter experiência para entrar em uma equipe, basta ter força de vontade, estar disposto a aprender a trabalhar em equipe!”


Visibilidade

O cheerleading ainda é um esporte muito novo no Brasil. Pouco valorizado, os patrocínios são raros. Sendo assim, todo o investimento em uniformes, taxa de inscrições para os campeonatos e até deslocamentos para os locais são custeados pelos próprios atletas.

Apesar dos riscos que envolvem a modalidade, Aline se diz apaixonada pelo que faz. Inclusive, o esporte tem lhe ajudado até mesmo na maneira com a qual ela lida com o trabalho em equipe e o cuidado com o próximo, lições que busca aplicar e aprimorar em seu dia a dia no colégio.

Confira os vídeos abaixo e entenda mais sobre a modalidade:







 

Desejamos a Aline e sua equipe muito sucesso. Como em uma verdadeira torcida, estaremos aqui para aplaudi-la sempre!

Notícias Relacionadas