Tempo médio de leitura: 3 minutos.
Os desenhos podem ser uma ótima maneira de expressar seus sentimentos, emoções e ideias. Desenhar pode ser um hobby muito relaxante e tranquilo.
Por isso, a Ana Carolina Lemos Moreira vai dar algumas dicas de como deixar fluir a criatividade e colocá-la em prática entre um desenho e outro!
Ana sempre gostou muito da disciplina de artes desde muito pequena, quando pegava as tintas de tecido da sua mãe (para fazer “arte” de criança), com as quais fazia uma bagunça. Desenha há muito tempo, desde rascunhos até algumas obras mais detalhadas que requerem tempo e dedicação. Durante a pandemia se aprofundou mais na prática artística, até quando decidiu criar uma conta profissional no Instagram (@lemoss.arts). A ideia era postar tudo o que criava. Uma parte, pelo sentimento de se incentivar a continuar com a prática pela qual cultivou paixão. Outra, para ocupar a mente durante a recém adaptação à uma rotina na pandemia. Desde lá, posta tudo o que tem feito nesse ramo, como desenhos, tutoriais sobre as suas criações e já se aventura também em ilustrações digitais.
No momento começou também a fazer também ilustrações digitais.
“Na minha opinião, arte não é dom, levo muito em consideração a prática. Todos temos uma forma de nos expressarmos, e cada um tem seu meio de colocar seus sentimentos num modo físico, seja em profissão, arte, música ou seja lá qual for a maneira que o faça se sentir bem. Tudo é valido quando se trata de fazer o que você gosta. Se você tem interesse em começar a desenhar, nunca é tarde para isso, tire a ideia da “caixola” e se expresse dessa maneira, com um toque de sentimento, e não posso deixar de citar, a música. Escolha sua melhor playlist e vá fundo na hora de criar“, comenta.
Acompanhe algumas dicas as quais ela dá para dar aquele empurrãozinho ao se expressar e relaxar através da arte.
1. Busque inspirações e faça um “Sketch”
Você pode buscar inspirações onde achar melhor, eu uso muito o Pinterest, mas há vários lugares e softwares que podem lhe ajudar com isso. Decidindo o que vai criar, faça o famoso “Sketch” ou rascunho, não se prenda a nada nesse momento, principalmente à borracha. Esqueça os limites para o rascunho e lembre-se de não forçar o lápis no papel. Faça com leveza, algo que pode ser apagado tranquilamente depois.
(Indico usar grafite preto 2B para isso ou outras cores como vermelho e azul são ótimas).
2. Comece um contorno
Nessa hora iremos dar forma ao desenho, podendo usar o grafite com mais força mas não muito (se tiver grafite 8B e 9B é bom, mas se não tiver utilize o 2B um pouco mais profundo que o rascunho). Contorne as áreas que mais gostou e que acha que podem ficar interessantes se destacadas. Comece a dar forma ao rascunho, mas ainda não force tanto a folha. O interessante é fazer de modo que o desenho comece a criar forma e que consiga apagar tranquilamente, caso precise fazer algum ajuste.
3. Faça um contorno definitivo
Nessa hora você irá concluir a segunda parte do seu contorno, de forma definitiva, podendo usar canetinha de ponta fina, caneta ou até mesmo o próprio grafite de forma mais forte do que fez do primeiro contorno.
4. Pinte ou sombreie
E aqui concluiremos nosso desenho, você pode pintar com lápis de cor, canetinha, tinta, e baseado no que gosto de fazer, você também pode sombrear.
Quanto à pintura, preencha todas as áreas do desenho dividindo pelas cores as quais quer em cada forma e em cada detalhe.
Para fazer o sombreamento, pode usar grafite 6B para os demais aspectos do desenho, e 4B ajuda muito nos detalhes e composição do cabelo. Faça o sombreamento usando técnicas de luz e sombra(tem vários materiais na internet que podem dar suporte nesse momento, sugiro dar uma estudada quem preferir se aprofundar mais nesse aspecto e preferência de desenho).
E está pronta a sua arte: é prático e, quanto mais executar, mais familiaridade terá com técnica. De primeira, pode sair um resultado inesperado, mas não desista, a prática sempre leva à perfeição.
Coloque o sentimento no papel e persista.
O Papel Canson pode ajudar melhor na hora da execução, por ter uma composição mais grossa que sulfite.
Ana Carolina Lemos Moreira (mais conhecida como “Aninha” no setor onde atua), tem 18 anos e trabalha como Jovem Aprendiz no Marketing da Aprende Brasil Educação. Está prestes a iniciar a faculdade em Design Gráfico, mas já atua na área. Sempre foi apaixonada por arte, e suas diversas maneiras de expressão. Arte e música sempre foram interconectadas em sua vida, principalmente na hora de criar.