Dicas de como ser mais organizado e produtivo

18 de maio de 2023
Tempo médio de leitura: 2 minutos.

 

A vida em si é um caos e a forma como lidamos com ela diz muito sobre quem somos e onde queremos chegar. Organizar a vida diminui o estresse e a ansiedade, proporciona um melhor aproveitamento do tempo, maior produtividade, foco em suas atividades e, desde a área pessoal até a área profissional, isso reflete o estado da nossa mente. Colocar a bagunça no lugar nos traz clareza sobre o caminho a trilhar para alcançar nossos objetivos, além da sensação de bem-estar e realização.

Pensando nisso, a Gabriela da Silva, da área de Sistema de Gestão Integrado da Posigraf, separou algumas dicas que a ajudaram esse processo de Gestão de atividades e tempo, tornando-se mais produtiva e focada em alcançar seus objetivos.

1. Escolha uma ferramenta para te auxiliar no processo

Há diversas ferramentas que podem te auxiliar nessa jornada, e é recomendável escolher apenas uma neste primeiro momento! Fica a seu critério selecionar outras, mas lembre-se: precisa ser eficiente e eficaz, nada de tentar usar todas de uma só vez e continuar confuso com suas tarefas e demandas.

Recomendação: Google agenda, To Do, Ist, agenda física, Planner ou caderno comum para anotações.

        

2. Separe um tempo para anotar suas tarefas

Para utilizar qualquer uma das ferramentas, é necessário separar um tempo precioso do seu dia e visualizar quais são as tarefas que você precisa realizar naquela semana. Anote todas elas e, depois, classifique-as em ordem de prioridade, para você ter ideia do que realmente deve ser feito e que não pode deixar para a próxima semana como, por exemplo, pagar um boleto com vencimento próximo.

Distribua essas tarefas ao longo dos 7 dias da semana para que, assim, você tenha uma visão do que fazer diariamente e não ficar confuso ao iniciar o dia.

3. Não coloque mil atividades em um dia só

Muitas vezes, visando a produtividade, nós queremos nos desdobrar em mil para concluir diversas tarefas, mas lembre-se: você é só um e o dia tem somente 24 horas. Não coloque várias tarefas em um dia só, pois algumas demandam mais tempo do que outras e, ao final do dia, quando perceber que não conseguiu realizar quase nenhuma, o sentimento de frustração será grande.

Vá com calma e separe entre 2 e 3 atividades por dia, dependendo do tempo de foco que cada uma demanda.

4. Recompense-se!

Todo o seu trabalho duro vale a pena, e por mais que sejam pequenos, são passos importantes da sua jornada. Por isso, ao final do dia ou da semana, dê uma recompensa a si mesmo por todo o esforço realizado. Você merece!

Ideias de como se recompensar: dê uma caminhada de 10 minutos, leia algumas páginas de um livro, faça meditação, coma algo que goste ou tire um cochilo. Descansar também é ser produtivo, não se cobre tanto!

 

Gabriela Caroline da Piedade da Silva é estagiária na Posigraf, no setor de Sistema de Gestão Integrado – SGI, mais precisamente na área ambiental. Cursa Gestão Ambiental e é apaixonada pela natureza e em como estamos inseridos no mundo. Além disso, gosta muito de registrar momentos e buscar maneiras para tornar seus sonhos em metas e suas metas em realidade e, durante a sua jornada, gosta de compartilhar seu conhecimento e experiência com colegas, amigos e familiares.

 

Notícias Relacionadas