Dicas para reaproveitar materiais em desuso

27 de junho de 2022

Antes de mais nada, é preciso diferenciar reciclagem e reaproveitamento. Enquanto o primeiro trata do processo no qual um material é utilizado como matéria-prima para se tornar outro produto, o segundo tem mais a ver com a reutilização de um material já beneficiado para se transformar em algo novo, mas que mantém sua composição e quase sempre o formato.


E é justamente sobre esse último que iremos falar.


O Positivo em Foco conversou com Cristine Girotto, Assistente de compliance Jurídico, que deu três dicas criativas para reaproveitar materiais. Vamos conferir?


Dica 1: rolhas de garrafas


Sim, elas podem se transformar em objetos úteis e decorativos para o seu lar. Sempre que abrir um vinho ou estourar aquele espumante, conserve as rolhas.

Você pode cortá-las ao meio ou mantê-las inteiras para compor o novo material, a depender do teu gosto estético. Coladas com cola quente ou mesmo com cola instantânea, em combinações diferentes, podem se transformar em descanso para copos, taças e panelas.



Se você quiser ousar um pouco mais, pode construir até mesmo vasos e cestas utilizando redes, tecidos ou telas de arame.



Dica 2: teclado quebrado ou em desuso


Sabe aquele teclado para computador que tá jogado em um canto e você não sabe como se desfazer? Tenho uma solução que pode ser criativa, divertida e quase terapêutica.

Retire todas as teclas com a ajuda de um alicate. Em seguida, se desfaça daquela parte interior que fica na parte de trás da peça, que é responsável pelo encaixe. A partir daqui, vale a criatividade: você pode fazer fileiras de 5 teclas, por exemplo, coladas uma a uma com cola quente ou instantânea. Em seguida, cole as fileiras lado a lado formando um quadrado. O fundo pode ser de qualquer material, sugiro papelão.

Caso queira algo mais ‘estilizado’, procure algum recipiente em formato cilíndrico para servir de molde, o ideal seria uma lata ou a embalagem de batatas. Corte no tamanho desejado e pinte com esmalte sintético ou tinta spray preta para desfocar o fundo de papelão.



Repita o procedimento de colar tecla por tecla, mas como o auxílio de uma fita adesiva para não ficar torto. Como toque final, você pode pintar da cor que preferir. Na cor laranja ficará parecendo “tijolinhos”, lindos.



Mesma solução, mas com matéria-prima um pouco diferente, são esses porta-trecos que podem ser decorados com materiais como palitos de picolé e lápis de cor desbastados.


Dica 3: calça ou bermuda usada


Preferencialmente com peças em material jeans, você pode retirar os bolsos para obter um ‘saquinho’ para carregar seu celular próximo à tomada.



Para fazer a alça, basta retirar uma tira em linha reta e costurar na parte de trás.  Ou, caso prefira e estejam em boas condições, destine as peças inutilizadas para doação que o material será reaproveitado por alguém que precisa.


Sobre a Cris Girotto

Cris é estudante do 8º período de direito na Unicuritiba. Há 3 anos atua no Grupo Positivo, sendo dois deles na área de Compliance desde 2020.

Notícias Relacionadas