Novembro Azul: dicas sobre prevenção e tratamento com a saúde masculina

24 de novembro de 2021

Como sabemos, o mês de novembro é marcado pela já tradicional campanha Novembro Azul, que fala sobre a importância dos cuidados com a saúde integral do homem. Para se ter ideia, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais frequente em homens, após o câncer de pele do tipo não melanoma.

Devido à pandemia, o número de consultas urológicas no SUS caiu 33,5%. Com o retorno gradual à normalidade, retomar o hábito de ir ao médico para uma abordagem integral se faz necessário à medida que a doença, muitas vezes, pode não apresentar sintomas, como explica a Dra. Liliana Fernandes, médica do trabalho do Grupo Positivo.

Para entender melhor sobre esse assunto, a especialista nos dá algumas orientações sobre cuidado e prevenção. Vale a pena conferir!

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos até o final de 2021, porém, muitos podem nem ter sido diagnosticados. Por esse motivo, a Campanha Novembro Azul é tão importante.

Tratamento

A Dra. Liliana relembra que, se diagnosticado no início, as chances de cura são de 90%. Quando os sinais surgem, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, o que torna a cura muito difícil e por isso é tão importante o diagnóstico precoce.

Então, é essencial que você conheça alguns dos fatores de risco e acione o seu sinal de alerta.

  • Idade: quanto maior a idade, maior o risco. Cerca de 62% dos casos são a partir dos 65 anos. Se você se enquadra nessa faixa etária, fique atento.
  • História familiar: Parentes de 1º grau dobram a probabilidade e quando há 2 parentes de 1º grau, a probabilidade pode aumentar em até 6 vezes.
  • Raça: existe uma maior incidência entre afrodescendentes.
  • Alimentação inadequada à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos. Lembre–se: Refeições mais coloridas fazem bem à saúde. Descasque mais, desembale menos.
  • Sedentarismo e obesidade podem estar ou não associados. Mantenha sua rotina de exercícios físicos em dia. Comece aos poucos!

Diagnóstico:

  • Faça exames periódicos. Não custa reforçar que visitar seu médico periodicamente é fundamental, sobretudo para homens a partir de 50 anos ou dos 45 se houver histórico familiar. Busque atendimento anual com urologista para realizar exame clínico, com entrevista específica e toque retal.
  • Na fase inicial é assintomático. Sim, a ausência de sintomas não garante que não há problemas e por isso o exame preventivo e cuidado com a saúde em geral deve ser priorizada!
  • Exames complementares. Se houver suspeita de câncer de próstata, o exame poderá ser complementado por Ultrassonografia pélvica ou prostática transretal e biópsia prostática.
  • Procure um profissional de sua confiança. A boa relação entre médico e paciente é fundamental. Não tenha receio, sua saúde deve ser sempre a sua maior prioridade.

Seguindo as orientações e mantendo uma vida saudável, as chances de viver mais e melhor aumentam consideravelmente. Não negligencie a doença e alerte outros homens do seu convívio para que também se cuidem.

Notícias Relacionadas