O que podemos aprender com as crianças

11 de outubro de 2021

Você já parou para observar crianças brincando? É uma experiência única! Afinal, brincadeira é coisa séria para os pequenos. Quando a criança brinca, ela dedica a sua atenção a se divertir e, consequentemente, aprende, cresce e se desenvolve.

Sendo assim, aproveitemos a Semana da Criança para despertar a sua curiosidade de como nos espelhar em algumas atitudes da criançada e extrair a melhor experiência da nossa rotina. Confira as dicas da especialista em Psicologia Escolar do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), Maísa Pereira Pannuti.

Seja curioso, explore o mundo à sua volta

Quando a criança se vê diante de algo diferente, normalmente, ela não apresenta qualquer tipo de preconceito ou resistência. Ela simplesmente se lança para o desafio de conhecer o novo, explora o ambiente e obtém conhecimento.

Esse comportamento genuíno pode nos ensinar a termos menos preconceitos ao que nos parece estranho e incomum. E, quem sabe assim, adotemos uma postura mais empática e curiosa em relação ao mundo e tudo aquilo que ele pode nos apresentar.

Dedique-se por inteiro

Quantas vezes realizamos atividades de forma mecanizada, sem parar para de fato prestar atenção ao que estamos fazendo? Quando falamos em executar multitarefas, não nos referimos apenas a trabalhos complexos, mas também a ações simples, como parar uma leitura para dar aquela olhadinha nas redes sociais. Se você se propõe a fazer algo, dedique-se por inteiro, mantenha-se focado e busque extrair o melhor da experiência.

Nem todo conflito é negativo

Nós, adultos, normalmente relacionamos conflitos a algo negativo, e tendemos a evitá-los. Os conflitos em si não são bons nem ruins, apenas tornam-se desafiadores quando  não sabemos como administrá-los. As relações sociais são marcadas por inevitáveis situações conflituosas, o que não é diferente no caso das crianças.

Brincando, as crianças elaboram seus conflitos emocionais com a realidade, os quais podem ser uma oportunidade muito rica de desenvolvimento. Além de entender o cenário existente, têm raciocínio rápido e puro para chegar em mediações positivas para ambos os lados em conflito. Por exemplo: uma criança está brincando com um carrinho e a outra toma o brinquedo de sua mão. Mesmo entre frustrações e desavenças, as crianças chegam à conclusão que brincar juntos é mais divertido.

 

Você também pode enviar a sua sugestão e aparecer por aqui! Envie um e-mail para comunicacacaocorporativa@positivo.com.br com a sua dica.

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