Falar sobre saúde mental, em meio à pandemia, já virou rotina. Dentre os vários painéis de discussão e workshops virtuais promovidos ao longo dos últimos meses, viu-se a real importância de adotar práticas que colaboram para diminuir o estresse e reduzem o desenvolvimento de doenças psicológicas.
Em referência à campanha Setembro Amarelo, o médico do trabalho na Posigraf, Dr. Lucas Nunes da Silveira, trouxe algumas dicas essenciais para ‘alongar’ a mente e melhorar o bem-estar. Confira!
Faça atividades físicas regularmente
Esse, pra mim, é o principal ponto hoje que as pessoas precisam entender que contribuem muito para o bem-estar geral. Não é só sobre saúde física, quando falamos sobre atividades físicas regulares. A prática de esportes colabora para aumentar níveis de hormônios como endorfinas, o que melhoram nosso humor e disposição.
Escolha uma atividade para os momentos de lazer
Pode ser leitura, fotografia, atividades manuais (artesanato, pintura, tocar instrumentos musicais), ou simplesmente ouvir música. Essas são atividades que também nos desconectam um pouco da correria do dia a dia e da nossa rotina, dando foco a outras atividades que nos fazem relaxar. Importante também: essas atividades diminuem o nosso tempo de tela (celular, televisão, computador).
Qualidade do sono
O sono reparador também é um dos principais pontos de atenção quando falamos em saúde mental e emocional. A qualidade do sono gera um impacto direto no nosso dia, ou seja, uma noite tranquila e bem dormida contribui para o ânimo e o estado de espírito.
Mude o cenário
Praticar algumas atividades ao ar livre, como caminhar, pedalar, sentar no gramado em um parque ou praça tranquilos, conhecer museus ou novos lugares na própria cidade também são boas maneiras de desconectar. Só se lembre de manter as orientações de prevenção à Covid-19, evitando aglomerações, usando a máscara e higienizando as mãos com frequência.
Contemple um tempo com família e amigos
Ouvir, contar histórias, bater papo com pessoas do nosso círculo de amizade, confraternizar são fundamentais para se sentir acolhido socialmente. Reserve um momento para praticar a escuta ativa, ficando mais próximo daqueles que fazem parte da sua vida.
Lucas Nunes da Silveira atua no Grupo Positivo desde 2013 como médico do trabalho, na Posigraf.