Instituto Positivo participa de evento sobre equidade Étnico-Racial na Educação Básica

7 de julho de 2023
Tempo médio de leitura: 3 minutos.

 

O Instituto Positivo (IP) esteve presente no encontro “Equidade Étnico-Racial na Educação Básica: Desafios e Oportunidades para 2023-2026” que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho, em Brasília (DF). O evento, exclusivo para convidados, reuniu lideranças políticas, gestores públicos, especialistas, profissionais da Educação e movimentos sociais, com o objetivo de reconhecer a urgência e a complexidade da Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) no Brasil para o próximo quadriênio.

Promovido pelo ‘Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista’, o encontro buscou sensibilizar e construir compromissos coletivos com a pauta. Foram oferecidos momentos de formação e de troca de experiências e ideias. Estiveram em pauta temas como o papel do Ministério da Educação e dos Estados na promoção da equidade, Educação Escolar Indígena e Quilombola, marcos legais e combate ao racismo.

A diretora do Instituto Positivo e associada efetiva do Todos Pela Educação, Eliziane Gorniak, esteve presente e explicou:

O evento reforçou o desafio do cumprimento da Lei 10.639/03, considerada o principal instrumento jurídico para combate ao racismo nas escolas. Ela determina a obrigatoriedade da inclusão da temática da História e Cultura Afro-Brasileira nos currículos dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e particulares. Segundo uma pesquisa recente, mesmo 20 anos após a promulgação da lei, mais da metade das secretarias municipais de educação (53%) admitem que não realizam ações consistentes e contínuas para a sua aplicação. Isso demonstra o desafio que o Brasil ainda tem pela frente nesta temática”.

Notícias Relacionadas